Informação Turística
Informações úteis
COMO CHEGAR
Para chegar à Ilha Graciosa poderá optar por voar para o Arquipélago dos Açores numa das duas companhias aéreas nacionais: TAP – Air Portugal http://www.flytap.com/Portugal/pt/Homepage e Azores Airlines https://www.azoresairlines.pt, ou alternativamente numa das duas companhias Low Cost a operar na região: Rayanair https://www.ryanair.com/pt e Easyjet https://www.easyjet.com/pt. Recomendamos o percurso Lisboa-Terceira-Graciosa por ser este o trajeto mais curto, contudo existem outras possibilidades. Se optar por voar em Low Cost tenha em atenção o regulamento sobre os encaminhamentos. Consulte o site http://encaminhamentos.sata.pt/ – informações sobre encaminhamentos.
Alternativamente poderá voar até à Terceira e depois viajar de ferry boat http://www.atlanticoline.pt/ até à Graciosa.
Links Úteis
Temperado marítimo, é suave devido à influência das correntes marítimas. Algo instável, mas sem grandes variações de temperatura. Valores médios da temperatura do ar: 23ºC (73ºF) no Verão e os 13ºC (55ºF) no Inverno. Valores médios da temperatura da água do mar: 24ºC (75ºF) no Verão e 17ºC (24ºF) no Inverno.
Euro - €
Apesar de as temperaturas serem amenas durante todo o ano, deverá trazer camisolas e impermeável para se manter quente e confortável quando for para o mar.
Caldeira e a Furna do Enxofre; Monte de Nª Senhora da Ajuda; Ilhéu da Baleia; Ilhéu da Praia; Carapacho e suas Termas e piscinas naturais; Porto Afonso; Barro vermelho e suas piscinas naturais; Serra Branca; Baía do Filipe, Baía da Folga; Serra das Fontes; moinho-museu das Fontes; reservatórios de água - "mãe de água"; Adega cooperativa; museu etnográfico do Guadalupe; museu da Graciosa; Praça de touros (única no Mundo devido à sua peculiar localização); Farois da Ponta da Barca e da Ponta da Restinga; Praia de São Mateus; Poceirões da Vitória; Caldeirinha Pêro Botelho; Igreja Matriz de Santa Cruz; Igrejas da Vitória, Guadalupe, São Mateus e Luz.
Caminhadas; passeios de bicicleta; passeios de barco à volta da ilha e ilhéus; canoagem; observação de cetáceos; pesca desportiva; mergulho, snorkel (apneia); passeios a cavalo e de burro (o Burro Anão da Graciosa foi reconhecido como raça autóctone); visita à fábrica das queijadas da Graciosa; visita a queijaria tradicional; assistir à ordenha de vacas leiteiras.
Aconselhamos o aluguer antecipado de uma viatura, pelo menos durante alguns dias de férias. Podemos recomendar-lhe uma rent-a-car.
Pratos típicos de peixe e crustáceos: peixe fresco frito ou grelhado, caldo de peixe, molho à pescador, polvo guisado, lapas ao natural ou grelhadas, cracas e cavacos. Pratos típicos de carne: sopas do Espírito Santo, torresmos de porco, linguiça, carne de vaca assada. Doces: massa sovada, arroz doce, queijadas, pastéis de arroz, Donas Amélias e lavadoures. Queijos: Queijo da ilha e queijo fresco. Vinhos: angelica, verdelho, aguardentes e licores.