O percurso inicia-se no centro da freguesia da Luz e termina no porto da Baia da Folga. Segue ao longo da estrada para o Carapacho, durante cerca de 500m, até chegar a uma bifurcação onde, virando à direita, entrará numa canada de acesso a campos de cultivo, pastos e principalmente currais de produção de vinhas.
Após as últimas casas o percurso vira para Sul, rumo à costa, por um caminho de terra. Em dias de boa visibilidade é possível ver ao longe as ilhas de São Jorge, Pico e Faial.
Chegando à costa aparecem com maior frequência os Cubres (Solidago sempervirens), uma planta costeira com um grande número de flores amarelas e também a endémica Bracel-da-rocha (Festuca petraea), também conhecido por Feno-da-rocha devido aos pequenos tufos que saem da rocha.
O percurso termina no porto da Folga uma pequena zona balnear onde é possível desfrutar de um mergulho nas águas do Atlântico. Nas imediações pode ainda aproveitar para visitar a ermida de Santo António e descansar no restaurante local.